Adolescentes – Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o mundo – Lição 03: Diz-me com quem andas…

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
– Depois, perguntem: Vocês já escutaram este provérbio: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”?
Quem falou este provérbio para vocês? Seus pais? Alguém da família? Professores?
Mas, na verdade o que quer dizer este provérbio?
Aguardem as respostas.
Depois, falem que o assunto da lição tem como título “Diz-me com quem andas…”
– Trabalhem de forma participativa, os pontos levantados na lição.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Amizade”.
– Para concluir a aula, leiam o Salmo 1.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Amizade
Objetivos:
Enfatizar a importância das amizades.
Refletir sobre as influências positivas e negativas das amizades.
Material: ½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Falem que, usando este papel, eles deverão pegar a maior quantidade de autógrafos dos colegas, em apenas 01 minuto.
– Terminado o tempo estipulado, peçam para que os alunos contem a quantidade de autógrafos.
Aguardem as respostas.
– Depois, questionem:
É importante ter uma grande quantidade de amigos?
Os autógrafos pertencem a colegas que vocês têm amizade e/ou apenas se cumprimentam?
Qual a qualidade das amizades que eles têm na escola, na igreja, onde moram? São positivas? Há influência negativa?
– Agora, façam uma relação destas respostas com o provérbio “Diz-me com quem andas, que te direi que és”.
Não se esqueçam de alertar os alunos sobre o oferecimento de drogas, participação em grupos que fazem atos de vandalismo, sexo livre etc, que é muito comum em alguns grupos dentro das escolas.
– Para concluir, leiam:
 I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
 Pv 13.20 “ Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia original da sessão de autógrafos desconhecida.
Esta versão elaborada por Sulamita Macedo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s